| em 02 maio 2015

Dicas para corredores iniciantes


Você decidiu começar a correr, parabéns! Correr é uma atividade cheia de vantagens e fácil de praticar. No entanto, requer algumas precauções. Veja tudo o que precisa de saber sobre as roupas, a postura e a dieta adequada para corrida:


Tenha metas alcançáveis

No primeiro dia, você vai ter dificuldades para correr 30 minutos seguidos. É normal, seu corpo precisa de tempo para se adaptar à nova atividade. Não perca a motivação, é importante começar devagar. Comece fazendo três treinos semanais de 10 a 15 minutos cada.
Um truque? Alterne trote com caminhada em cada treino.


Seja consistente

Uma das dicas chaves dessa atividade é a regularidade, que te permite melhorar progressivamente. Correr regularmente é a melhor maneira de encontrar o ritmo que mais lhe convier. Defina uma distância razoável, que não implique prejuízo ou exaustão, e mantenha durante um mês.
Um truque? Você pode controlar seus treinos e desenvolver um programa de treinamento sob medida para a sua capacidade.


Corra acompanhado

Para não abandonar as pistas, é melhor correr em companhia, com um ou mais amigos. Assim um motiva o outro. Não tente, no entanto, seguir o ritmo de seus amigos. Para melhorar o seu desempenho, corra na velocidade do seu corpo.


Escolher boas roupas

Para evitar lesões e correr confortavelmente, você deve investir em um bom par de tênis, que amorteçam bem o impacto, mas para isso é preciso que você saiba qual o seu tipo de pisada. As mulheres também devem escolher um bom sutiã esportivo.


Coma bem

Um pouco antes de correr, coma uma refeição com carboidratos e proteínas para ter mais energia. Outra maneira de consumir carboidratos é comer um pedaço de pão um pouco antes de começar o treino.


Prestar atenção em sua postura

Correndo de forma errada, com má postura, faz com que você perca energia e tenha um aumento no risco de lesões. Recomenda-se manter o corpo devidamente alinhado. Para isso, relaxe os ombros e ativar os músculos abdominais.


Mude de superfície

Para melhorar o seu desempenho, você deve mudar a superfície o tanto quanto possível. Esteira, asfalto, grama, areia ... Correr na praia exige mais esforço; por isso, você pode encurtar seus treinos e se progredir mais lentamente.


Descubra Qual O Seu Tipo De Pisada

Todo esporte precisa ser praticado com equipamento adequado. Na corrida não é diferente. O tênis é o principal item desse esporte e deve ser escolhido de forma cuidadosa para não causar aquela dor no pé e lesão.

Mas antes de escolher o modelo do tênis, o corredor precisa conhecer os diferentes tipos de pisada. Existem três tipos de pisada:


PÉ PLANO (Pisada Pronada): Onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. Possui uma curvatura muito pequena e deixa uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. Os corredores que possuem pés planos – ou chatos – devem selecionar sapatos nas categorias Pronador a Pronador Severo.

PÉ NORMAL (Pisada Neutra): Onde se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Deixa uma faixa normal ligando o peito do pé e o calcanhar, um pouco mais ampla do que o pé cavo, mas que ainda tem certa curvatura. Os corredores com pés neutros devem selecionar sapatos nas categorias Neutro a Pronador.

PÉ CAVO (Pisada Supinada): Onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Deixa uma marca com uma faixa estreita ligando o peito do pé e o calcanhar. Chamado de pé supinado ou subpronado, o corredor com esse tipo de curvatura deve selecionar um calçado nas categorias Supinador a Neutro.


Teste Do Pé Molhado:

Para descobrir que tio de pé é o seu, uma forma simples é fazer o "teste do pé molhado". Para tanto siga os procedimentos:

Coloque um folha de jornal em uma superfície plana no chão
Molhe a sola do seu pé direito (em uma bandeja por exemplo)
Dê um passo lento sobre a folha de jornal, pisando do calcanhar para os dedos (como se estivesse andando sobre o jornal)
Faça o contorno (com uma caneta) da mancha que ficou no papel e compare o desenho resultante com as 3 figuras acima, para ver com que tipo de pé o seu mais se assemelha.


Referências: Yahoo Brasil | www.assessocor.com.br | www.asics.com.br



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ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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