| em 16 julho 2015

Bolo de Mirtilo (blueberry)


O Mirtilo já era um fruto utilizado pelo Homem desde o século XVI, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas. Esta pequena baga está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes e é rico em fibra, vitaminas A, B e C e sais minerais (Mg, Ca, P, Fe, Z, Se, Mn, L).




Foto Reprodução: Shutterstock


Receita de Bolo de Mirtilo | Texto: Laura Rocha | Adaptação web: David Pereira


Ingredientes

125 g de manteiga

100 g de açúcar

¼ de colher (chá) de sal

1 colher (chá) de baunilha

2 gemas de ovos

200 g de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1/3 xícara (80 ml) de leite

2 claras de ovos

4 colheres (sopa) de açúcar

225 g de mirtilo (blueberry) fresco ou descongelado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar


Modo de Fazer

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma quadrada de 20 cm. Bata a manteiga e 100 g de açúcar até obter uma mistura fofa. Acrescente o sal e a baunilha. Separe os ovos e reserve as claras. Adicione as gemas ao açúcar amanteigado. Volte a bater até formar um creme. Junte 200 g de farinha com o fermento. Adicione, alternadamente, o leite e a mistura degema de ovo. Cubra os mirtilos com a farinha e acrescente-os à mistura.

Em uma tigela separada, bata as claras em neve até obter picos suaves. Acrescente o açúcar, 1 colher (sopa) de cada vez, e volte a bater até formar picos firmes. Com cuidado, acrescente as claras à massa do bolo. Despeje-a na forma preparada. Polvilhe com 1 colher (sopa) de açúcar restante. Asse por 50 minutos ou até o teste do palito mostrar que o bolo está pronto.

Tempo de Preparo: 80 minutos

Rendimento: 1 bolo g


Fonte: Plantas * Flores & Jardins



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):