| em 16 abril 2017

O desafio dos tímidos para o mercado de trabalho


A Timidez ou o Acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e até mesmo em ambiente familiar.



Foto / Reprodução


A timidez é um dos maiores obstáculos na hora de se conhecer pessoas e até mesmo quando o assunto é trabalho. Buscar uma nova colocação no mercado, por exemplo, muitas vezes o profissional depende da rede de contatos e, aí, o mais introvertido pode se sentir intimidado. Afinal, pedir ajuda passa a ser um grande desafio.

_ A timidez pode atrapalhar bastante a busca por uma oportunidade e o processo seletivo em si. O dia a dia do trabalho também, já que as relações costumam não se fortalecer — diz Sônia Maria, Recrutamento e Seleção da Personal Service, afirmando que o tímido, muitas vezes, é confundido com o antipático.

Sônia diz que ao tentar entrar para o mercado de trabalho ou buscar um novo emprego, a pessoa precisa se soltar mais, deixar a timidez de lado e focar nos amigos que possam te dar uma mãozinha. Apesar desses problemas, a gerente elogia os profissionais mais tímidos:

_ De uma maneira geral, o introvertido tende a ser um pouco mais analítico e detalhista sempre focado na atividades.

Sonia aconselha que esse tipo de pessoa treine em casa com um familiar ou no espelho antes de encarar uma entrevista de emprego. Ler bastante para se sair melhor na hora de falar também é outra dica importante.

_ Procure se preparar para a entrevista, estudando sobre a vaga. Assim, a chance é muito maior - completa a gerente.

A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. Deste ponto de vista, a timidez não pode ser considerada um transtorno mental.

Aliás, quando em grau moderado, todos os seres humanos são, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo, ou micro-sociedades.

A timidez funciona ainda como um mecanismo de defesa que permite à pessoa avaliar situações novas através de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situação.


TIPOS DE TIMIDEZ

Existem três tipos de timidez:

1. Timidez situacional: a inibição se manifesta em ocasiões específicas, e portanto o prejuízo é localizado (por exemplo: a pessoa interage bem com a autoridade e pessoas do sexo oposto, mas sente vergonha de falar em público);

2. Timidez crônica: a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social. A pessoa não consegue fazer amigos e falar com estranhos, intimida-se diante da autoridade, tem medo de falar em público etc.

3. Timidez "proposital": um termo designado a misantropia.Neste caso a timidez vira um "Sociopatismo enrustido". Seria um radicalismo na timidez, 'isolação social é pouco'. Um tímido legítimo tem vergonha de si mesmo, um misantropo tem vergonha da sociedade e por isso não se socializa. Alguns misantropos querem ser anti sociáveis, então tenha sempre paciência ao conhecer algum.

Philip Zimbardo, da Universidade de Stanford, se refere ainda a outra espécie de tímido, aquele que não teme o relacionamento social, simplesmente prefere estar só, sentindo-se mais confortável com suas ideias e com seus objetos inanimados do que com outras pessoas. Esta seria a pessoa comumente chamada de introvertida, que tem muitos pontos em comum com o tímido e se torna vulnerável a transtornos de ansiedade.


DICA DE LIVROS

# Um Mundo Chamado Timidez

# Dá Timidez à Expressão de si Mesmo

# Libertando-se da Vergonha e Timidez

# Timidez - Não a deixe falar por você

# Vencendo a Timidez e o Medo de Falar em Público


LEIA TAMBÉM: Dica de Profissões Para Pessoas Introvertidas


Adaptado Do jornal impresso Expresso-RJ



Arquivado em | , , .





Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):